sexta-feira, 15 de julho de 2016

Adubo liquido de húmus

 Um jeito fácil de usar o húmus que venha ser produzido por minhocários caseiros ou comprado e transformálo em liquido, já que muitas vezes e difícil colocar o húmus diretamente em vasos e também para impedir que sementes de plantas invasoras presentes no húmus possam invadir canteiros e afins.


Para preparar esse húmus líquido, e utilizado preferencialmente agua sem cloro e húmus de minhoca numa proporção de 10%. Como exemplo 10 litros de agua são necessários 2 quilos de húmus ao invés de 1 quilo. Isso se explica pelo fato de o húmus apresenta até 60% de umidade, então em 2 quilos de húmus somente cerca de 1 quilo e matéria seca.
Em um recipiente, coloque o húmus e a água, misturando-os, e a cada 24 horas, durante dois ou três dias, agite a solução por cerca de um minuto, para que os nutrientes sejam liberados na água. No dia anterior à utilização, não agite o húmus líquido, para que as partículas sólidas se depositem no fundo do recipiente.

Faça filtragem para separar as partículas mais finas que permanecem em suspensão na parte líquida. isso pode ser feito usando um tecido fino, como uma meia de nylon, acoplado a um suporte, que pode ser feito a partir de uma garrafa plástica cortada nas extremidades. Os resíduos retidos podem ser reunidos ao material mais pesado que ficou no fundo do recipiente. Apesar de não possuir as propriedades originais do húmus sólido, esse lodo ainda pode ser usado como fertilizante de solo.


Como usar

Após a filtragem, e já dotado dos elementos nutricionais, o húmus líquido pode ser aplicado nas plantas.Pode-se até usar o sistema de  gotejamento.Outra maneira é a pulverização foliar. Só não  é recomendado para uso em hortaliças folhosas como alface, repolho e rúcula nem em frutos de consumo in natura, como morango ou tomate.

2 comentários:

  1. Não é recomendado pulverizar as folhas mas pode ser colocado direto na terra,para os morangos,tomates e hortaliças?

    ResponderExcluir